quarta-feira, 14 de abril de 2010

Crase

Monstro À espreita


Ninguém percebe, mas ele está sempre lá (ou não), é comum encontrarmos placas, anúncios ou outros tipos de informativos com o acento (usado de forma errada) que se mostra na maioria das vezes o mais assustador, a CRASE. Quem nunca se deparou com os seguintes dizeres: “Retorno à 1km”, “bem-vindo à Santos”, “preços à partir...”, “...de Praia Grande à Santos”. Ou então a ausência dele, no momento onde se torna essencial: “bem-vindo a Praia Grande”, “bife a milanesa”, “das 7hs as 22hs”. Aqui, tentarei esclarecer as regras do acento que, ao contrario do que diz o título, se torna fácil de se perceber seu uso ou de quando se faz desnecessário.



Crase, prazer!

A crase, nada mais é, do que a indicação de que naquele momento da frase ou oração, houve a fusão da preposição “A” com o segundo “A”, que seria o artigo feminino “A”, pronome demonstrativo “A” etc. Vamos aos exemplos de quando se ocorre a crase:

prof. Rodrigues


VAMOS À CAMPINAS ou VAMOS A CAMPINAS?

Devemos escrever “Vamos a Campinas”, sem crase. Note que só há a preposição “A” exigida pelo verbo IR, sem artigo “A” à frente do substantivo, até porque não dizemos “A Campinas é bonita” e sim, somente “Campinas é bonita”. Uma ótima dica: troque o IR por VOLTAR: “Vamos voltar DE Campinas” e não “DA Campinas”, então se vamos voltar DE Campinas, vamos A Campinas, sem acento.

VAMOS À PRAIA GRANDE ou VAMOS A PRAIA GRANDE?

Nesse caso, ocorre o contrário, “Vamos à Praia Grande”, pois aqui há fusão da preposição “A” exigida por IR + o artigo definido feminino “A”, afinal, ao contrário de Campinas, dizemos “A Praia Grande é bonita”. Use o mesmo macete, troque IR por VOLTAR: “Vamos voltar DA Praia Grande”, se soou bem, então “Vamos à Praia Grande”.

BATEU A PORTA ou BATEU À PORTA?

Não ocorre: Bateu a porta (fechou bruscamente) – Pois a porta se torna objeto direto do verbo “bater”;

Ocorre: Bateu à porta (Deu pancadas, ou tocou a campainha) – Assim, “à porta” é um adjunto adverbial de lugar e exige o uso da crase.



DEI UM PRESENTE À LISA ou DEI UM PRESENTE A LISA?

O uso do artigo definido “A” é opcional diante de nomes próprios femininos, ou seja, tanto faz usar ou não o acento grave. Entretanto, quando nos referimos a pessoas com as quais temos afinidades, recomenda-se a crase: Dei um presente à Lisa (minha colega, amiga, namorada, irmã), porém, diante de nomes de pessoas estranhas, ou de famosas, não se usa o artigo definido, daí então, não ocorre crase: “...fez alusão a Demi Moore.”



REFERIU-SE À SUA IRMÃ ou REFERIU-SE A SUA IRMÃ?

Antes de pronomes possessivos femininos no singular, o uso da crase, também se torna opcional. Os formas verbais “dirigir-se”, “referir-se”, “declarar-se” exigem o acento grave, mas diante de pronomes possessivos femininos no singular o uso é facultativo: declarou-se a minha mãe, a sua amiga, a nossa avó. Nos casos em que houver o plural, o uso se faz necessário (preposição “A” + artigo definido feminino plural “AS”): dirigiu-se às minhas amigas, às suas irmãs, às nossas avós. Se optar somente pela preposição “A”, mesmo o restante estando no plural, o que também é correto, o uso da crase cai: referiu-se a minhas amigas, a suas irmãs, a nossas avós.



CONCORRE À UMA VAGA ou CONCORRE A UMA VAGA?

O correto é “concorre a uma vaga”, pois diante de artigos indefinidos (“uma vaga” que vaga?), mesmo que sejam femininos, não se usa crase.



ESTÁ CARA À CARA ou ESTÁ CARA A CARA?

Quando ocorrem substantivos repetidos, não ocorre crase: “frente a frente”, “ponta a ponta”, “gota a gota”.



COMEÇARÁ À PARTIR DAS 22H ou COMEÇARÁ A PARTIR DAS 22H?

Fica “a partir das 22h”. “A partir” é uma locução formada por verbo e diante de verbos não há artigos, somente as preposições: “Volte a andar”, “está a viajar”, “vive a sonhar”.



SAL À GOSTO ou SAL A GOSTO?

“Sal à gosto” ficará meio indigesto, o correto é “Sal a gosto”, pois antes de palavras masculinas não usamos a crase: “Fogão a gás”, “carro a álcool”.

3 comentários:

  1. Obrigada, professor Rodrigues!

    Muito esclarecedora suas explicações.

    ResponderExcluir
  2. Show de letras, Professor!!
    Finalmente consegui entender o uso apropriado da crase.
    Obrigadíssimo por se por À disposição.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Já que estou me referindo ao paladar de quem irá preparar o prato, não poderia ser sal ao gosto? Fiquei com dúvida e gostaria de receber uma resposta. Meu e-mail herta.almeida@seduc.go.gov.br.

    ResponderExcluir